Tropicália, alegria e fantasia

5 mar

Poucas coisas que li e estudei me marcaram profundamente, mas estudar o Tropicalismo mudou minha visão de mundo, meu modo de pensar e agir.

Assim como desde que eu li O Mundo de Sofia, e olha que a primeira vez eu acho que eu tinha uns 13 anos de idade. Me encantei por Sofia e todo o suspense e conhecimento, e dúvidas, que o livro apresenta.

Entre essas duas coisas que me marcaram por motivos e em momentos diferentes da minha vida, tiveram tantos outros livros e coisas que achei interessante, mas não que me comovessem tanto.

O Mundo de Sofia, até hoje, é o tipo de livro que me faz respirar, que me dá forma para seguir. Enquanto o Tropicalismo me traz a alegria de viver, a vontade do amor, a pureza a beleza de tudo. Engraçado pensar que duas coisas tão diferentes me movem.

Ainda não entendo bem o porquê que o Tropicalismo mexe tanto comigo, mas consigo me emocionar só em ver algo sobre o assunto. É um suspiro profundo que não compreendo de onde vem.

Mas pra mim a Tropicália resume tudo que acredito, tudo que desejo. Pra mim, transmite uma alegria única, um amor verdadeiro pela vida e a fantasia, a utopia, o sonho, o desejo, a vontade do bom e do bem… Não reflete absolutamente nada de negativo, só vejo coisas belas, doces, suaves, positivas.

Às vezes me sinto utópica, boba e ingenua que nem eles (os Tropicalistas), por acreditar que pode ser melhor, por acreditar no amor acima de todas as coisas.

É, no fundo, tem um sanguinho Hippie nesse corpo.

Deixe um comentário

