sobre o fluir da escrita

1 out

Eu nunca achei que eu escrevia lá muito bem, mas eu sempre amei escrever, tanto que desde que me lembro por gente eu tenho diário. Sim, ainda tenho, agora são dois ou três cadernos, um ou dois bloquinhos rascunhado com várias coisas, desde desenhos, textos, trechos de livros, até os mais profundos e sinceros sentimentos e pensamentos.
Acho que gosto de escrever porque eu e as palavras temos uma boa relação, tenho uma fluidez que não sei explicar e isso foi desde sempre. As coisas surgem na minha cabeça de forma natural, mesmo quando se trata de um texto acadêmico (monografia, tcc, artigo, dissertação). Okay, se eu não to com cabeça, dai também não adianta, não sai absolutamente nada, posso ficar horas olhando o cursor piscando que nada vai sair mesmo. Sorte minha é que normalmente só preciso de uma leve concentração que vai, uma ou duas leituras. Se domino ou pelo menos me interesso pelo tema, dai sim, consigo, de quebra, fazer um jogo de quebra-cabeças e encaixes de citações que depois nem eu acredito que eu fui capaz.
Acho engraçado esse meu “dom”, digamos assim.
Lembro  meu ex-namorado escrevendo a dissertação dele e depois o projeto de doutorado, eu ficava nervosa porque ele demorava horas para fazer um parágrafo, ficava lá pensando e repensando nas palavras enquanto eu ia lá discorrendo sobre os assuntos com uma naturalidade que eu nem se quer considero normal, mas adoro. Lógico que depois eu preciso de uma bela de uma revisão pois normalmente, além de comer mil palavras (oh yeah, eu super me empolgo as vezes) eu repito muitas palavras sem me dar conta (só ler meus textos aqui).

Enfim. Acho que escrever não é um dom que eu tenha, mas a arte de deixar meu pensamento guiar minha escrita sim.
Nem sempre essa fluidez é boa. Muitas vezes eu acabo escrevendo o que não devo, por pura empolgação, e dou “enter” em mensagens que talvez, se refletidas por algum momento, não seriam enviadas…

Mas acho que se eu seguir escrevendo e seguindo a fluidez do meu pensamento, vou mudar de assunto… e não é essa a intenção.

Deixe um comentário

