Museu para todos ou para poucos?

25 out

No dia 04 de outubro de 2013 foi realizado um jantar no MARGS, da associação de amigos deste museu, no espaço onde está ocorrendo a Bienal. Ninguém havia sido avisado, e segundo relatos, os mediadores ficaram surpresos quando começaram a ver a montagem de uma mesa cheia de velas e a expulsão de visitantes do local. A supervisora responsável se recusou a ceder mediadores que ficassem no local para mediar os ilustres VIP’s, que pagaram 2 mil reais cada pelo jantar de arrecadação de fundos para a aquisição de obras para o acervo do museu.

Erro n° 1: o jantar aconteceu ao lado de uma obra de papelão, correndo o risco de incendiar.

Erro n° 2: todas as normas básicas do MARGS foram desrespeitadas: comeram, beberam e fumaram no local, inclusive sendo relatado terem achado cacos de vidro no dia seguinte.

Após presenciar isto, a supervisora responsável foi cobrar satisfações do diretor do Margs, o Gaudêncio Fidelis. Como resposta, ele a humilhou dizendo que ela não fazia parte de nada (tendo em vista que ela foi contratada pela Fundação Bienal do Mercosul para supervisionar o espaço/mediadores). A situação tornou-se insustentável e ela pediu demissão.

No Facebook do MARGS foram divulgadas as fotos do jantar, recebendo muitas críticas do pessoal da Bienal nos comentários. Logo, o Gaudêncio mandou retirar tudo da rede social. A equipe que está trabalhando no MARGS passou a ser assediada moralmente e escreveu uma carta para a Fundação Bienal do Mercosul relatando o ocorrido. Não houve quaisquer posicionamento deles, pois a diretora e a curadora da Fundação estavam presentes no jantar.

Neste meio tempo, a Zero Hora ficou sabendo da carta, que vazou na internet, mas acabou sendo retirada e falou com o Gaudêncio, que afirmou que não havia perigo de realizar um jantar a luz de velas dentro do MARGAS, pois havia falado com os bombeiros e a Patrícia (diretora) afirmou que os mediadores não estão lá trabalhando para ficarem relatando o que aconteceu (acredito que o repórter tenha tentado falar com alguém que estava presente no jantar).

Como resposta a isto, no dia 10 de novembro vai acontecer uma performance/manifesto no MARGS, organizado por Cláudia Moura (segue o link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/239542066203938/), segue descrição do evento: “Levem pipoca, bolacha recheada, refri, frango com farofa, batata frita, suco tang, isopor com cervejinha bem gelada. Chega de passar fome enquanto visita a exposição! E se o segurança reclamar, é só dizer que você é convidado do diretor. ;D”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: