Afinal, a arte é para todos?

7 nov

Entre tantos assuntos, mais uma vez me cai nas mãos essa história toda da Bienal.

Lamentável, sempre amei arte por acreditar que através dela a vida pode ser melhor, mais bonita, mais intensa, mais leve, mais tudo! Dai, eu leio uma declaração dessas (segue link: http://coletivoam.wordpress.com/2013/11/04/declaracao/) e só tenho a lamentar. Lamentar que algo que deveria levar cultura, prazer, enfim, despertar sensações nas pessoas, as constrange, me revolta e me decepciona.

Acho que nem tenho muito o que dizer sobre tudo isso, apenas fazer o mínimo, publicar esta carta e dizer aos envolvidos, aos mediadores e a todos aqueles que acreditam que o museu deveria ser um espaço público, onde as pessoas possam transitar, mesmo que queiram apenas “passear”. Ninguém é obrigado a ser um grande entendedor de nada, vamos deixar isso muito claro, cada um com suas qualidades e conhecimentos (ponto!). Mas o mínimo contato e interesse que as pessoas tenham em ir até lá, conhecer o prédio lindo, tomar um belo café…. enfim, deve ser mais do que preservado, deve ser incentivado.

Por isso, após lerem essa DECLARAÇÃO, não se intimidem, não deixem de ir até lá, muito pelo contrário, visitem o MARGS, o MEMORIAL DO RS, são espaços públicos, os quais são mantidos com dinheiro nosso.

Espero estar conseguindo fazer com que várias pessoas leiam isso que está se passando, pois considero inadmissível. Arte para todos pfv. Além, claro, de respeito, que, ao meu ver, nem deveria ser considerado ser “pedido”.

Deixe um comentário

