Sobre seguir uma carreira

31 ago

Por muitos e muitos anos da minha vida eu pensei “o que eu quero ser”. Entre escolher diferentes profissões e carreiras, cursei História, com o sonho de trabalhar como Historia da Arte, pesquisadora, curadora e por aí vai. Fiz mestrado seguindo esse sonho.
Finalizei meu mestrado absurdamente desiludida com a crueldade do mundo acadêmico e fui ao mundo empresarial, afinal, “lá eles se matam mas o salário é bom”. Como a gente se engana quando tem vinte e poucos anos… Entrei no marketing querendo seguir na área da cultura, trabalhar com marketing cultural, mostrar para as empresas a importância de investir na cultura local. Pff, mais uma ilusão… Acabei entrando de cabeça e corpo e alma e saúde física e mental no marketing empresarial, na correria do dia a dia, do estudo constante, da atualização quase que em tempo real (afinal, o mundo digital é um caos, as coisas mudam a cada semana, e o mais lento tá correndo!).
Vou mentir se eu disser que todas essas experiências não me propuseram inúmeras alegrias. Muitas. Além de terem permitido que eu conhecesse pessoas maravilhosas e que amo muito. Mas também me deixaram de herança tendinites, dores nas costas, crises de ansiedade, intolerância ao gluten e à lactose, entre algumas coisinhas mais…
Depois de quase um ano literalmente afastada de todas essas escolhas. Lendo e me atualizando ainda, mas no meu ritmo. Depois de abrir mão de viver perto da minha família, de estar desempregada em plena crise nacional, de fazer trocentas entrevistas e escutar inúmeros nãos, de fazer entrevistas das quais tu não consegue acreditar que existam pessoas que tratem as outras como um lixo, ou como “piores” porque estão em busca de um emprego, de ter que lidar com medo e frustração, passei a repensar muito sobre “o que eu quero da minha vida”, ou “que carreira eu quero seguir”? Não é uma resposta fácil, lógico. Logo eu, geminiana, que gosto de tudo, que queria fazer tudo.
Pensei em fazer doutorado, voltar para a história da arte, ou trabalhar com terapias holísticas, algo que acho muito legal, que me interessa muito, seguir no marketing, lógico!, me aprofundar mais em eventos, quem sabe redes sociais?! São inúmeras dúvidas e milhões de opções e respostas, mas nenhuma conclusão, apenas mais uma grande dúvida: Por que eu preciso escolher uma carreira pro resto da minha vida? Acredito que EU não preciso de uma carreira, de status, de cargo, preciso pagar as contas, comer e me divertir. A coisa que mais tenho questionado é por que eu preciso trabalhar que nem um camelo, se no final do dia eu não vou ter pique nem pra jogar bolinha pro meu cachorro? Do que adianta eu receber milhões de reais se me sinto infeliz, frustrada, pressionada, angustiada, humilhada, durante todo o meu expediente? Se a cada domingo a noite é uma tortura porque sei que segunda tenho mais cinco dias de trabalho árduo onde não me sinto realizada ou mesmo respeitada.
Não sou inocente em achar que aí fora, no mercado, estão pagando super bem para ter o emprego dos sonhos, sei bem que o emprego tá escasso, pagando mal e exigindo muito. Mas um ambiente legal, onde exista respeito, não quero ter bff, mas respeito SIM, cumplicidade e pegar junto quando a coisa fica feia. Ver o colega do lado tão animado quanto eu, dando o seu melhor, me ajudando a eu dar o meu melhor e permitindo ser ajudado. Sem competições e egos. Sabendo que tem sim espaço para todos sempre. Sabendo mais ainda que cada um tem suas dificuldades e suas facilidades… Sem puxar o tapete para ganhar um cargo, um status, um aumento. Acredito no ganha-ganha, na hierarquia, no respeito, na amizade e sobretudo no companheirismo.
E isso tudo faz eu perguntar todos os dias para mim mesma, se eu realmente preciso ter tanto, preciso trabalhar tanto, preciso de status, de nome, de carreira. Afinal, o que vale não é a essência das coisas? Como diria Saint-Exupéry “Só se vê bem com o coração” e eu concordo completamente isso. A gente só se vê bem quando nos olhamos para dentro e nos vemos através do nosso coração.

 

Deixe um comentário

